domingo, 29 de maio de 2016

APIs replacing FTEs

de meu amigo Eduardo Carvalho: "Um conceito interessante, não tinha pensado nisso…"

APIs Are The New FTEs

Minha resposta, apresentando este work in progress (17/3/2016):

Importantíssimo este conceito. Nada novo no fundo, API existe desde que apareceu sistema operacional. O que é novo é a quantidade de APIs e isto que o artigo mostra bem, APIs que resolvem e disponibilizam uma solução.

Muito interessante o panorama do desenvolvimento de software agora. Tem frameworks, não de compliance e processos como ITIL ou PMI, mas espécies de bibliotecas com um problema resolvido. Exemplos: Django, Angular, Bootstrap, Node.js. Existem bibliotecas mesmo, libraries, de funções, que acompanham as linguagens, como .net da Microsoft. Tudo mais ou menos derivado do velho conceito de "módulo". Ou função, ou procedure, ou sub-rotina (Ô coisa antiga!) ou objeto.

Analisando melhor, os frameworks são em geral soluções prontas. O desenvolvedor se encaixa nela e acrescenta um pedacinho. As libraries são mais abertas, o desenvolvedor usa a função ou objeto que precisar.

Já as APIs são um pouco uma library, e mais do que isso, uma "máquina" diferente, com sua linguagem e seus comandos. Antigamente a impressora por exemplo era uma máquina diferente, e precisavamos de um driver para acionar. Agora temos "periféricos" muito mais ricos, com funções elaboradas, acessíveis via APIs. O artigo dá bons exemplos. Um exemplo forte é a API geoespacial do Google, em cima da qual todos os aplicativos tipo Uber, 99Taxi e outros são desenvolvidos.

Mundo interessante.

E para nós, interessantes as APIs para banco digital. IBM está lançando uma para blockchain.

Exemplo: Awesome Banking APIs

Nenhum comentário:

Postar um comentário