domingo, 19 de setembro de 2010

Programar é difícil


Menos conhecidas? Muito importantes e pouco comentadas. Programador tem que trabalhar muito. Programar é difícil. Programador tem que pensar. Há diferenças de produtividade imensas entre bom programador e mau programador.
 
Esta última mostra que programar está mais próximo de criação do que de trabalho sistemático, mais para arquitetura que para engenharia. O que acaba com o mito da engenharia de software.
 
Software é desenvolvido por indivíduos, não por equipes. As várias metodologias que falam em peer programming devem ser reconsideradas.
 
O artigo cita o estudo do Standish Group que mostra melhoras no índice de sucesso de projetos de software. Cuidado, os critérios do Standish Group não são claros, a amostra cobre projetos muito diferentes, e a própria definição de projeto é discutível. Pergunta: a melhora foi na produtividade em software ou no gerenciamento de projeto?
 
Programar é trabalho pesado: as inúmeras formas de "facilitar" a programação, via IDEs, linguagens "fáceis", frameworks prontos, iludem o candidato a programador. Não há caminho suave para um trabalho que exige reflexão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário